O Brasil produz, por ano, aproximadamente 95 mil toneladas de lixo eletrônico, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). Esse resíduo carrega uma grande quantidade de substâncias tóxicas e de metais pesados que, ao serem lançados no meio ambiente, podem contaminar o solo, os lençóis freáticos e os cursos d’água.
Sabendo da importância da conscientização acerca do descarte correto e da redução do lixo eletrônico nós separamos algumas dicas do que você pode fazer para não agredir o meio ambiente:
– Pense duas vezes antes de descartar
Ao invés de descartar um produto eletrônico tente consertá-lo ou melhorá-lo, assim você diminuirá o descarte desnecessário.
– Compartilhe
Se você realmente quiser comprar um novo celular, por exemplo, e se ele ainda estiver em condições de uso, doe para um amigo que não tem.
– Venda
Você também pode vender seu aparelho celular. Que tal anunciá-lo em sites na internet?
– Compre de empresas preocupadas com os impactos do produto
Na hora de comprar escolha empresas que valorizam as boas práticas ambientais, assim você irá estimular as empresas a manterem essa conduta.
– Recicle baterias e celulares
Procure por lojas de aparelhos telefônicos que recebem baterias e aparelhos velhos para reciclagem.
– Pesquise
No Brasil existem diversos postos de coleta e reciclagem de lixo eletrônico e você pode descobrir onde estão localizados esses postos no site https://www.e-lixo.org/
– Mobilize
Compartilhe atitudes conscientes com seus amigos e familiares e divulgue seu conhecimento sobre a maneira correta de descarte dos aparelhos eletrônicos.