
Os 60+ formam um grupo expressivo da sociedade; no entanto ainda há dificuldades em atender esse público
O Brasil, assim como outros países, vive um intenso processo de envelhecimento da sua população. Segundo estimativas da ONU, a quantidade de pessoas com 65 anos ou mais deve triplicar no mundo até 2050.
Aqui, a projeção segue a mesma tendência. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, entre 2012 e 2022, o número de brasileiros até 34 anos encolheu, enquanto todas as faixas etárias a partir de 35 anos aumentaram. Esse crescimento está mais acentuado no grupo a partir dos 60 anos – que, hoje, é o que mais cresce no país.
Segundo dados e projeções do IBGE, em 2012 as pessoas com 60 anos ou mais representavam 11,3% da população brasileira e atualmente são 15,1%. Até 2050 serão quase 30% dos brasileiros, superando o número de jovens até 19 anos (21%).
A população idosa abrange um grupo bastante heterogêneo, que vivencia fases distintas. Pessoas entre 60 e 79 anos estão envelhecendo, relativamente, em boas condições de saúde e autonomia. É uma população com grande potencial para contribuir para a economia, seja consumindo, seja produzindo.
Embora no trabalho esse grupo etário possa ser beneficiado pela flexibilidade dos novos modelos produtivos, como os que foram instituídos pelas plataformas digitais, há necessidade de investimento em qualificação. Essas pessoas precisam de recapacitação para acompanhar as mudanças tecnológicas, mas o ambiente corporativo também precisa se adaptar, não só com a redução de barreiras físicas, como também no combate ao etarismo.
Como consumidores, o contingente de pessoas acima dos 60 anos representa um vasto mercado, com demandas diversificadas. Um dos segmentos de maior relevância é o da indústria antienvelhecimento, que abrange desde os cremes específicos às academias. Setores que promovem experiências, como turismo, lazer e entretenimento, também se sobressaem na demanda desse público. Gradativamente, as necessidades de consumo acompanham o avançar da idade, chegando aos produtos e serviços voltados aos cuidados e à saúde.
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Fonte: Contas em revista