
As empresas estão diante de intensas transformações, que exigem uma avaliação cuidadosa das perspectivas para 2025. Antecipar-se às tendências é o caminho para ajustar as operações, aproveitar oportunidades e superar desafios.
Temas como inteligência artificial, sustentabilidade, transformação digital, economia de impacto e ativismo corporativo afetarão transversalmente todos os negócios.
Somente com uma visão de futuro robusta para realmente engajar todas as pessoas no dia a dia do trabalho. Por isso, as organizações precisam extrapolar o planejamento estratégico tradicional e desenvolver a competência de explorar cenários futuros e integrá-los à estratégia atual.
As perspectivas para 2025 são que a política americana continue agitada; as guerras prossigam e, potencialmente, aumentem de tamanho; e as mudanças climáticas se imponham com brutalidade cada vez maior. Num contexto global como esse, resiliência será a palavra-chave. As empresas precisam ter várias alternativas para o caso de seus fornecedores usuais serem impactados por enchentes, queimadas ou guerras.
O grande risco para os negócios vem das mudanças climáticas, que podem levar a alterações regulatórias, com normas mais restritivas. A isso somam-se os problemas operacionais, logísticos e de fornecimento provocados por calamidades climáticas.
Com a acelerada evolução tecnológica, mais do que nunca as empresas terão de se reinventar continuamente. A IA Generativa ganha destaque por seu potencial de impactar todos os aspectos de uma organização, desde processos internos até a interação com clientes e a gestão de talentos.
O diferencial das empresas que conseguem se reinventar está em reconhecer a IA Generativa como uma tecnologia capaz de impactar toda a cadeia de valor, impulsionando produtividade e crescimento. Elas entendem a necessidade de integrar a IA a outras tecnologias, além de repensar processos e a gestão de talentos para se manterem competitivas no mercado em constante evolução.
Fonte: Contas em revista