Saiba o que é marketing contábil B2B, por que ele é vital para as empresas contábeis, e como adaptar a comunicação aos diferentes segmentos de clientes
Você sabe o que é marketing contábil B2B? Essa é uma sigla que significa business to business, ou seja, de negócios para negócios. Trata-se de uma estratégia de marketing voltada para organizações que vendem produtos ou serviços para outras empresas, e não para o consumidor final (pessoa física).
No caso do marketing contábil B2B, estamos falando de escritórios contábeis que prestam serviços como escrituração fiscal, folha de pagamento, planejamento tributário, auditoria, consultoria, etc., para outras companhias.
Benefícios
O marketing contábil B2B é essencial para escritórios que querem se destacar no mercado, atrair e fidelizar clientes, aumentar a receita e o lucro e se posicionar como autoridade no segmento. Isso porque o marketing contábil B2B ajuda a:
- Divulgar a marca e os serviços da empresa contábil para as organizações que precisam de soluções contábeis;
- Gerar valor e confiança tanto para os clientes atuais, quanto para os clientes em potencial, mostrando como o escritório contábil pode resolver os seus problemas, reduzir os seus custos, otimizar os seus processos e contribuir para o seu crescimento;
- Educar o mercado sobre a importância da contabilidade para as companhias, desmistificando conceitos, esclarecendo dúvidas e apresentando tendências e novidades do setor;
- Criar relacionamento e engajamento com os clientes atuais e em potencial, por meio de canais de comunicação eficientes, como e-mail, redes sociais, blog, site, etc.;
- Aumentar a visibilidade e a autoridade da empresa contábil no mercado, posicionando-a como referência em qualidade, inovação e satisfação dos clientes da área de atuação escolhida.
Como adequar a comunicação aos nichos B2B
Para que o marketing contábil B2B seja efetivo, é preciso adequar a comunicação aos diferentes tipos de negócios que podem se beneficiar dos serviços contábeis.
Isso significa que é preciso conhecer bem o perfil, as necessidades, as dores, os desafios e os objetivos dos clientes ideais, além de adaptar a linguagem, o conteúdo e os canais de comunicação de acordo com cada segmento.
Por exemplo, a comunicação dirigida ao setor de tecnologia é bem diferente da voltada ao segmento de construção civil, pois eles têm características, demandas e expectativas distintas em relação à contabilidade.
Algumas dicas para adequar a comunicação aos nichos B2B são:
- Faça uma pesquisa de mercado para identificar os nichos mais rentáveis, promissores e alinhados com a proposta e com os valores da empresa contábil;
- Defina a persona de cada segmento, ou seja, o perfil semifictício do cliente ideal, com dados como nome, idade, cargo, setor, tamanho, faturamento, localização, etc.;
- Crie uma proposta de valor, ou seja, um conjunto de benefícios que o escritório de contabilidade oferece para resolver os problemas e atender as necessidades dos clientes de cada nicho escolhido;
- Desenvolva a jornada de compra, também conhecida como o caminho que o cliente percorre desde o momento em que ele reconhece um problema até o momento em que ele contrata a solução da empresa contábil;
- Escolha os melhores canais de comunicação para cada segmento, de acordo com o perfil, o comportamento, e a preferência dos clientes, como e-mail, redes sociais, blog, site, webinars, podcasts, e-books, etc.;
- Mensure os resultados das ações de marketing contábil B2B, usando indicadores como tráfego, leads, conversões, vendas, receita, lucro, satisfação, retenção, etc.
O marketing contábil B2B é uma estratégia fundamental para as empresas de contabilidade que querem se diferenciar no mercado, conquistar e manter clientes e aumentar a rentabilidade do negócio. Para isso, entenda esse conceito e ajuste as ações de acordo com o perfil do seu escritório para uma abordagem mais assertiva.
Fonte: Contas em revista