Cultura é um conjunto de hábitos e gostos que um grupo de pessoas compartilha.
Um dos nichos da cultura é a Cultura Organizacional que é formada por princípios que exprimem a identidade da organização. Ela é a essência de uma empresa, pois transmite a maneira como os clientes e funcionários são tratados, como os negócios são feitos.
É importante dizer que não se trata de mudar os hábitos e pensamentos dos colaboradores por meio da Cultura Organizacional, mas antes da contratação, ela é um dos critérios de seleção, afinal só serão contratadas pessoas que se afinam com a cultura da empresa. Senão, os valores do colaborador se colidirão com os da organização e haverá perda de produtividade e aumento da rotatividade de funcionários.
Uma cultura consolidada faz toda a diferença. porque é ela que guia cada estratégia e divulga o dia a dia da empresa corretamente para quem está dentro e quem está fora. É ela que faz com que o colaborador acredite na “causa da empresa” e “vista a camisa”.
Quando o ambiente corporativo tem colaboradores engajados e que se comunicam abertamente, as atitudes deles passam a ser guiadas, o alinhamento entre eles e os objetivos acontecem efetivamente, há uma promoção dos valores em comum e todos passam por experiências únicas. Assim o senso de pertencimento aumenta.
Quando alguém relaciona o trabalho com a própria identidade, ele contribui para o crescimento da empresa e sabe da importância do seu próprio trabalho, aumentando o senso de pertencimento.
É o sonho de qualquer empresa ter colaboradores engajados com o trabalho, que se sintam parte do time e que contribuam para o crescimento da organização, porque isso proporcionará inúmeras vantagens e juntos todos alcançarão muitos resultados.
Conhecer e valorizar a cultura empresarial é investir na longevidade da empresa. Afinal, o que ela comercializa pode acabar ou mudar por um motivo ou outro, mas a essência da empresa, é o que motiva as pessoas que trabalham ali a permanecerem como base de toda a engrenagem.