O engajamento social por meio de trabalhos voluntários produz efeitos positivos nos colaboradores pois aumento o senso de pertencimento.
Confira 3 motivos pelos quais uma empresa deve estimular o engajamento social:
Reforço da marca
No desenvolvimento do programa de voluntariado é importante escolher áreas temáticas nas quais sua empresa pode utilizar a expertise e os conhecimentos técnicos dos colaboradores para resolver problemas sociais e impactar positivamente a comunidade.
Assim, sua marca começa a ser associada à preocupação em construir um país melhor e ao engajamento social na pauta escolhida.
Espírito de equipe entre colaboradores
Por meio do trabalho voluntário os colaboradores têm uma chance de conhecer habilidades novas e um lado descontraído dos outros colegas.
O engajamento social também é uma forma de gerar contato entre colegas que desempenham funções muito diferentes em áreas que normalmente não interagem. Além disso ele torna as pessoas mais solidárias e compreensivas aos problemas de seus colegas, gerando um espírito de cooperação e ajuda mútua.
Ampliação da bagagem cultural e emocional
Depois de conhecer os problemas que afetam a comunidade e participar da resolução deles o voluntário tem contato com situações novas e acaba conhecendo uma nova realidade.
Além disso, o voluntário socialmente engajado ganha uma bagagem cultural e emocional enorme, porque ao conhecer pessoas em situação de necessidade e lidar com problemas novos, o imaginário se expande e se aprende a ter sensibilidade e ser empático.