O compliance tributário e trabalhista não é apenas uma forma de garantir que as normas estão sendo cumpridas corretamente. Ele é essencial para construir uma cultura organizacional pautada na ética e na integridade, na redução de riscos e numa relação mais transparente com seus diversos públicos.
O uso estratégico do compliance nessas áreas é uma das formas mais eficazes de mapear e estabelecer processos, tornando-os mais eficientes e menos suscetíveis a erros ou riscos. Além disso, uma cultura de compliance pode abrir portas para oportunidades de negócios com grandes companhias e com o setor público.
A implementação do compliance em MPEs pode ser feita por uma consultoria jurídica especializada ou por uma área interna estruturada com esse objetivo. Normalmente, o custo é dimensionado em função das necessidades e tamanho da empresa.
Compliance tributário
O foco do programa de compliance é a implantação de instrumentos capazes de identificar os riscos para o negócio e evitar que eles se concretizem, garantindo que a empresa esteja em conformidade com a legislação. Baseado em mapeamento, monitoramento e análise, o programa é mantido de forma contínua.
Os pequenos negócios, que não têm um departamento fiscal interno, têm no compliance uma forma de acompanhar as mudanças na legislação e assegurar o cumprimento das regras.
Compliance trabalhista
Nessa modalidade, um programa de compliance bem-estruturado deve não só reduzir riscos e passivos, mas também elevar a produtividade, aumentar engajamento e melhorar o clima organizacional. O resultado financeiro é sensível, pois a empresa reduz custos com penalidades e litígios, ao mesmo tempo em que melhora o retorno de suas operações.
Os pequenos negócios, muitas vezes, não precisam instituir o programa completo. Eles podem estruturar um compliance estratégico concentrado em quatro ferramentas: código de conduta, políticas internas, treinamento e canal de denúncias. Com isso, conseguirão assegurar a conformidade, o engajamento dos colaboradores e a reputação da empresa.
#compliancetributario #compliancetrabalhista #estrategia #mpes #culturaorganizacional
Fonte: Contas em Revista