Uma pessoa engajada socialmente, por mais que não busque vantagens pessoais com tais atividades, acaba sendo beneficiada em seu desenvolvimento e na sua carreira profissional, porque em seu currículo poderá constar tais atividades, o que não deixará de ser notado em uma empresa socialmente responsável.
Ser solidário cria motivação pessoal, por isso listamos alguns incentivos que podemos ter para engajamento social:
1. Amplia sua rede de relacionamentos:
Nós somos seres sociais, por isso quando participamos de atividades comunitárias conhecemos gente que também é voluntária. Além disso, passamos a ter contato com pessoas de diferentes meios e situações, isso enriquecerá nossa experiência de vida.
2. Desenvolve novas capacidades:
Ao se engajar, você terá oportunidades de aprender coisas novas, como liderar pequenas equipes, motivar outras pessoas, desenvolver sua oratória, adquirir novas habilidades etc.
3. Auto-realização:
Ao liberar tempo e esforço para nossos semelhantes, um sentimento de realização pessoal toma conta de nós, afinal todos precisamos nos sentir úteis.
4. Compromisso ético:
Quando passamos a compreender melhor a natureza humana, tornamo-nos mais sensíveis às pessoas a nossa volta e, assim, conseguimos devolver um pouco do que recebemos daqueles que se doaram a nós.
Imagine milhões de pessoas engajadas socialmente, doando algumas horas de seu tempo, semanalmente, para transformar uma realidade social. O mundo com certeza ficaria melhor, pense nisso.